Friday 23 January 2009

XXIV Cimeira Luso-Espanhola.


Toбі Azambuja:

Acordos assinados na XXIV Cimeira Luso-Espanhola. No final do texto, por causa de “a preto” o efeito imediato.

[No âmbito Conselho Luso-Espanhol de Segurança e Defesa] Ministério da Defesa Nacional

Declaração sobre o Programa Luso-Espanhol de Intercâmbio na formação de oficiais (Erasmus Militar)

Foi assinada uma Declaração de Intenções sobre o intercâmbio académico no domínio militar, visando dar mais um contributo qualitativo para a integração europeia e permitindo que os militares dos dois países tenham uma formação cultural comum, o que constitui um contributo importante e pioneiro para o projecto europeu de criação de um Erasmus militar.

Esta iniciativa reforça mutuamente a participação de Portugal e Espanha no Erasmus militar europeu, dando um novo impulso à interoperabilidade entre as duas Forças Armadas.

Declaração de Intenções entre os Ministérios da Defesa de Portugal e Espanha relativa à Cooperação no domínio do Armamento e Indústrias de Defesa

Declaração de Intenções entre Portugal e Espanha visa reforçar a cooperação bilateral em matérias de armamento e equipamentos de defesa, em específico nas áreas da aeronáutica (como um pacote único que contemple os helicópteros EC 135 e a aeronave A-400M, que será materializado através de um documento a ser acordado pelos Ministérios da Defesa de ambos os países), do sector naval, da manutenção de viaturas blindadas e mecanizadas, do estudo comum de identificação e aprofundamento das possibilidades de cooperação no domínio dos UAVs, dos programas internacionais de observação terrestre e dos assuntos europeus.

Declaração Comum entre o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas de Portugal e o Chefe do Estado-Maior da Defesa de Espanha sobre Cooperação entre as Forças Armadas de Portugal e Espanha

Através desta Declaração Comum, o CEMGFA de Portugal e o CEMD de Espanha traduzem a sua vontade em reforçar a cooperação, entre as Forças Armadas de ambos os países, conferindo-lhe um carácter mais permanente, a desenvolver-se em diferentes áreas, enumeradas no documento.

Three killed in nursery stab attack pa.press.net Friday, 23 January 2009

A knifeman has murdered two small children and a carer in an apparently random attack at a Belgium nursery. He slashed another 10 people leaving some with serious injuries then calmly cycled away. Both the dead children were under three years old. The attacker was arrested shortly afterwards in supermarket near the nursery in Dendermonde 20 miles from Brussels. Witnesses said the man entered the Fabeltjesland nursery which looks after 18 children and immediately began slashing a knife around. Prosecutor Christian Du Four said: "We have three people dead and 10 in various hospitals." He did not identify the suspect, who was injured as police detained him and taken to a nearby hospital. Reports said the man was a local resident known to police. The city used a nearby community centre to provide counselling to victims and witnesses. Veerle Heeren, the social welfare minister for the regional Flemish government, said she would be investigating security at the nursery.

No comments: